Teste dos Tipos Ayurvédicos (Doshas)

Namastê! =)
Nas aulas de yoga desta semana estamos conversando sobre o 9º princípio do yoga, que é Svadhyaya [lê-se suadiáia], ou seja, o autoestudo, a busca pelo autoconhecimento. Então escolhi, para compartilhar com vocês, uma das ferramentas de autoconhecimento que é legado da sabedoria dos nossos ancestrais: o teste dos doshas, da medicina milenar ayurvédica. Com ele descobrirmos quais são os humores biológicos que estão mais presentes em nosso corpo físico e assim podemos direcionar nossas atividades físicas, nossa alimentação, etc, de forma a elevar nosso bem-estar e tornar a vida mais prazerosa!
Tanto o teste, como as descrições de cada dosha, foram retirados de um livro maravilhoso chamado "Uma Visão Ayurvédica da Mente", do Dr. David Frawley, diretor do American Institute of Vedic Studies. Inclusive, este livro está disponível na nossa livraria virtual, junto com outros livros muito bons que selecionamos, como o "Descubra seus Pontos Fortes", que também é uma superferramenta de autoconhecimento.
Para fazer o teste, basta clicar neste link para o formulário que criei no Google:
"Cada um de nós possui os três humores biológicos; contudo, a proporção deles varia de acordo com o indivíduo. Comumente, um tipo de humor predomina e deixa sua marca característica na nossa personalidade. Algumas pessoas apresentam sobretudo um tipo. Essas pessoas são chamadas de Vata puro (ar puro), Pitta puro (fogo puro) e Kapha puro (água pura). Ocorrem tipos combinados, como quando dois humores ou mais se encontram em igual proporção. Existem três tipos duais na forma de Vata-Pitta (ar-fogo), Vata-Kapha (ar-água) e Pitta-Kapha (fogo-água). Há também um tipo que apresenta equilíbrio, no qual são encontrados os três humores - o tipo VPK - criando sete tipos principais no conjunto. Atente para qual humor você se volta mais; isso comumente indica a sua constituição psicofísica (embora seja útil consultar um praticante de Ayurveda para se certificar). Lembre-se também de que até mesmo quando se enquadrar numa única categoria, você terá suas características únicas. Esses tipos são uma base para um tratamento mais específico e não devem ser convertidos em estereótipos."
Com a pontuação de cada dosha (vata, pitta, kapha) em mãos, saiba mais a respeito de seus doshas predominantes nas descrições abaixo e, se desejar, amplie seus conhecimentos com pesquisas pela internet. Ao final do textos, teremos algumas dicas de links interessantes.
VATA (Tipos do AR)
Atividades Físicas
"(...) Os tipos de Vata são dados a atividades físicas e têm muita energia. Gostam da velocidade, do movimento e da atividade aeróbica; entretanto, cansam facilmente e são faltos de estamina e resistência. Por vezes, são atléticos na juventude, mas falta-lhe o físico para exercícios pesados ou esportes de contato. Esses tipos comumente sofrem espasmos musculares ou ancilose. Dão a impressão de estarem sempre longe, e podem ser pessoas desajeitadas. No que diz respeito aos ossos, são mais propensas a fraturas do que os outros tipos, e não raro se machucam.
Características Psicológicas
Os tipos de Vata são velozes e ágeis no pensamento, e apresentam interesses e inclinações instáveis. São falantes, informados e intelectualizados; além disso, são capazes de compreender pontos de vista diferentes; podem ser superficiais em suas ideias e pôr-se a falar sem objetivo definido. A mente dessas pessoas por vezes divaga e escapa-lhes ao controle. Enquanto podem ser um tanto informados sobre muitas coisas diferentes, falta-lhes profundidade de de conhecimento no que diz respeito a um tema particular. Não raro são indecisos e inconstantes. Não têm determinação, coerência e confiança em si mesmos, chegando a ter por vezes uma imagem negativa de sua pessoa.
As pessoas do tipo Vata sofrem sobretudo com o medo, que é sua primeira reação a qualquer coisa nova ou estranha. São propensas a se aborrecer, angustiam-se facilmente e comumente não tem equilíbrio. Vivem no "mundo da lua" e dão a impressão de estar alheias ao que se passa. Sua memória é apenas de fatos recentes, ou erradia. Essas pessoas sofrem vivamente com excesso de trabalho ou esforço, e tendem a se exceder em tudo o que fazem.
Os tipos do ar são bons professores, bons programadores de computador excelem na comunicação, bem como nos meios de comunicação em massa. Tem o pensamento claro, são precisas na escrita e na organização de dados. São bons músicos, porém, podem ser por demais sensíveis a todo tipo de barulho. Em geral, são criativos, e a maioria dos artistas é desse tipo.
Essas pessoas podem ser muito sociáveis, gostam de se misturar a pessoas de todos os tipos; no entanto, quando o elemento ar é demasiado, elas ficam sozinhas, tornando-se hipersensíveis ao contato humano. Isso porque têm muito a dizer e ignoram de que modo relatar tantas coisas, e não porque são realmente de natureza solitária. Comumente, são rebeldes e não gostam de ser líderes nem seguidores; entretanto, são também os mais flexíveis, adaptáveis e aptos à mudança dos três tipos, quando compreendem o que precisam fazer.
Terapias - impressões sensoriais que reduzem Vata (trazem bem-estar):
Da natureza: com a pessoa sentada ou andando silenciosa e serenamente por um jardim, por uma floresta, por um rio, lago ou oceano, sobretudo em local iluminado e onde o clima seja quente.
Dos sentidos:
1. Audição - música relaxante e canto, música clássica, canto, silêncio e tranquilidade.
2. Tato - toque ou massagem leve, valendo-se de óleos quentes, como sésamo ou amêndoa.
3. Visão - cores vivas e ao mesmo tempo relaxantes, como combinações de dourado, laranja, azul, verde e branco.
4. Paladar - alimentação rica e nutritiva, com bastante açúcar natural, sal, ou substâncias amargas, com uso moderado de condimentos.
5. Olfato - aromas suaves, frescos, relaxantes, como jasmim, rosa, sândalo e eucalipto.
De atividades: exercícios leves, hatha yoga (particularmente com a pessoa sentada ou com posturas invertidas), Tai Chi, natação, banhos quentes não muito longos, relaxamento, mais sono.
Em virtude das emoções: cultivar a paz, contentamento, a coragem e a paciência; liberar o medo e angústia, com o apoio de amigos e da família e com atividades regulares na sociedade.
Da mente: mantras anti-Vata, como Ram, Hrim ou Shrim, exercícios de concentração, de fortalecimento da memória.
Do espírito: meditação tendo como tema as divindades poderosas, benéficas, felizes ou pacíficas, como Rama e Krishna; ou formas protetoras da Mãe Divina (como Durga ou Tara) ou do Pai Divino; orações para a paz e para a segurança, cultivo do discernimento e das visões interiores.
PITTA (Tipos do FOGO)
Atividades físicas
Os tipos Pitta são competitivos e tem facilidade para fazer exercícios ou praticar esportes. Gostam de ganhar, detestam perder e se comprazem em jogos de todos os tipos. Sua resistência é moderada, mas se cansa muito facilmente à luz do sol e ao calor. Essas pessoas tendem a ser ágeis. Como dissemos, sua energia e resistência são moderadas, mas os tipos Pitta podem facilmente se estimular por meio de uma firme determinação, a qual pode levar ao esgotamento.
Características Psicológicas
Os tipos Pitta são inteligentes, perspicazes e tem discernimento. Tem um raciocínio agudo e vêem o mundo de modo claro e sistemático; no entanto, pelo fato de suas ideias serem brilhantes, podem ser dogmáticos, críticos ou hipócritas. São propensos à raiva, que lhes constitui a principal reação a acontecimentos novos e inesperados, e tendem a ser agressivos e dominadores. Tem uma vontade férrea e podem ser impulsivos ou obstinados. Essas pessoas dão bons líderes, mas podem ser fanáticas ou insensíveis. Apreciam o uso da energia e da força, e se inclinam à discussão e à violência.
Os tipos Pitta são bons cientistas e amiúde têm uma boa compreensão de mecânica de matemática . Gostam de trabalhar com ferramentas, com armas ou com a química. Tem raciocínio inquiridor e são bons em pesquisas e nas invenções em geral. Podem ser bons psicólogos e tem introvisões. A maioria dos militares ou dos oficiais da polícia é do tipo fogo. Gostam da lei e da ordem e vêem o valor da punição. A maioria dos advogados, com sua mente aguda e com seus talentos para o debate, é desse tipo, que inclui também a maioria dos políticos.
Os tipos Pitta são bons oradores o pregadores e são convincentes na apresentação de seus argumentos; todavia, podem ser faltos de compaixão e ficam bastante intranquilos ao ter de ouvir a opinião alheia. Preferem a hierarquia e a autoridade acima do consenso e da democracia. O executivo enérgico que subitamente tem um ataque do coração comumente é um rematado tipo Pitta. A mesma determinação pode ser útil a esses tipos quando voltada para um objetivo adequado.
Terapias - impressões sensoriais que reduzem Pitta (trazem bem-estar):
Da natureza: com a pessoa sentada ou andando perto de flores, de rios, de um lago ou do mar, sobretudo quando está frio; com a pessoa andando à noite, olhando o céu, a lua e as estrelas.
Dos sentidos:
1. Audição - música repousante e suave, como o som de flautas, o rumor da água.
2. Tato - toque relaxante, leve e suave, e massagem com óleos frios, como óleo de coco e de girassol.
3. Visão - cores frias, como o branco, o azul e o verde.
4. Paladar - alimentos nem pesados nem muito leves, ricos em substâncias doces, amargas e adstringentes, com pouca quantidade de condimento, à exceção das substâncias que acalmam, como o coentro, o açafrão da Índia e a erva-doce.
5. Olfato - aromas frescos e suaves como rosa, sândalo, vetiver, champó, gardênia ou jasmim.
De atividades: exercícios moderados, caminhadas, natação, asanas como o apoio sobre os ombros [postura da vela].
Em virtude das emoções: cultivar amigos, a delicadeza e a cortesia, promover a paz, o perdão, a compaixão e a devoção; liberar a raiva, ressentimento, o conflito e o ódio.
Da mente: mantras anti-Pitta, como Shrim, Sham ou Ma; a prática de não julgar e de aceitar, de ouvir os pontos de vista de outras pessoas.
Do espírito: meditação tendo como tema as divindades benéficas e de paz, como Shiva (em seu aspecto sereno), Vishnu; ou formas benfazejas da Mãe Divina (como Lakshmi); orações pela paz universal, cultivo da renúncia e da receptividade.
KAPHA (tipos da ÁGUA)
Atividades físicas
Os tipos Kapha gostam de ser sedentários, mas têm muita resistência e, uma vez em atividade, podem prosseguir em frente e realizar muitas coisas. Triunfam mais pela coerência e perseverança do que pela pressa, pela perícia e pela argúcia. Sofrem fisicamente sobretudo pela falta de ação e de disciplina.
Características psicológicas
Os tipos Kapha são de temperamento emotivo e, de um modo positivo, são muito amorosos, dedicados e leais. De um modo negativo, tem muito desejo, apego e podem ser possessivos ou gananciosos. Essas pessoas são românticas, sentimentais e choram com facilidade.
No que concerne à inteligência, são mais lentos na aprendizagem do que os outros tipos, mas retêm na memória o que aprendem. É preciso que repitam muitas vezes a mesma coisa para apreender. Não são criativos nem engenhosos, mas realizam coisas e as tornam úteis. São melhores em terminar as coisas em vez de as começar. Gostam de dar forma às coisas e criam instituições e estabelecimentos.
Os tipos da água são tradicionais ou convencionais em seu comportamento e em suas crenças. Gostam de pertencer a alguma coisa, de fazer parte de um grupo, e raramente se revoltam. São bons discípulos, e preferem trabalhar em grupo. São pessoas felizes e aceitar as coisas do modo como são. São estáveis, mas por vezes ficam estagnadas. Não gostam de mudar e acham difícil a mudança, mesmo quando a desejam. São amigáveis, em particular com pessoas que conhecem, e se apegam à família; entretanto, têm dificuldade para se relacionar com estranhos ou com forasteiros. Contanto não gostem de magoar os outros, podem ser insensíveis às necessidades dos que não fazem parte do seu círculo. Vez por outra, deixam de lado o seu fardo para abrandar ou carregar o fardo dos outros. Os tipos de Kapha comumente são bons pais e provedores. Quando são mulheres, dão boas mães e esposas, e gostam de assar coisas no forno e de cuidar da casa. Quando são homens, estes podem ser mestres-cucas ou trabalhar em restaurantes. Com sua grande caixa torácica, pulmões fortes e voz possante, dão bons cantores. Essas pessoas gostam de acumular riquezas e se apegam muito ao que adquirem. São excelentes na administração de bens e dão bons banqueiros. Uma vez motivados, podem ser coerentes e muito empenhados, apegando-se a tudo o que adquirem.
Terapias - impressões sensoriais que reduzem Kapha (trazem bem-estar):
Da natureza: passeios ou caminhadas vigorosas por regiões áridas ou desérticas, por montanhas altas, ou em dias de sol e frio em áreas abertas.
Dos sentidos:
1. Audição - música estimulante, sons fortes e energizantes, hábito de cantar.
2. Tato - massagem vigorosa com pós ou óleos estimulantes, como o de mostarda.
3. Visão - cores vivas estimulantes, como amarelo, laranja, o dourado e o vermelho.
4. Paladar - regime alimentar leve, com ênfase no gosto forte, amargo e adstringente e no livre uso de condimentos, jejum ocasional.
5. Olfato - aromas suaves, estimulantes e penetrantes como almíscar, cedro, mirra, cânfora e eucalipto.
De atividades: exercícios aeróbicos, jogging, tomar sol, banho de vapor, saunas, diminuir as horas de sono.
Em virtude das emoções: cultivar o desapego, os serviços prestados a outras pessoas e o amor altruísta; livrar-se da ambição e do apego.
Da mente: mantras anti-Kapha, como Aim, Krim ou Hum, exercitar a atenção, exercícios para a mente e jogos (como o xadrez), romper com o passado e com a tradição.
Do espírito: meditação sobre divindades enérgicas ou iradas, incluindo as formas poderosos da Mãe Divina (como Kali) ou do Pai Divino (como Rudra), meditação tendo como tema o Vácuo ou a luz interior."
VATA-PITTA (tipos AR-FOGO)
Para uma visão mais ampla, leia as descrições correspondentes a Vata e a Pitta.
"Os tipos Vata-Pitta têm a volatilidade do ar e do fogo combinados. O medo e a raiva se misturam dentro deles de um modo imprevisível. Se algo não os deixa com medo, deixa-os furiosos. Estão prontos para ser defensivos e para suspeitar, julgando difícil confiar em alguém. Das atitudes agressivas passam às defensivas, das autojustificativas para criticar aos outros.
Precisam se empenhar em ser pacientes com eles mesmos e em criar um estilo de vida em que cuidem de si mesmos e permitam que outros o ajudem nesse processo. Precisam de um ambiente de apoio e têm de deixar que outras pessoas participem de seu trabalho.
Os tipos Vata-Pitta comumente são bem perspicazes. Precisam ser coerentes, mas gentis em seu regime de vida, além de evitar excessos de toda sorte. Elas se beneficiam com a força materna (Kapha) que as torna integradas."
Portanto, podem buscar formas de aumentar Kapha (água), por exemplo, sentar-se (ou visualizar-se) ao ar livre, num local protegido, num dia frio e chuvoso, de vento calmo, de preferência na primavera, quando a vegetação nova está brotando.
Dica: pesquise por alimentos que ajudem a aumentar Kapha, como os de sabor doce (este sabor é formado pelos elementos terra e água).
PITTA-KAPHA (tipos FOGO-ÁGUA)
Para uma visão mais ampla, leia as descrições correspondentes a Pitta e a Kapha.
"Os tipos Pitta-Kapha têm a energia (fogo) e a estabilidade (água), e geralmente são fisicamente os mais fortes dentre os outros tipos. Essas pessoas apresentam boa resistência e são muito saudáveis. São determinadas e estão contentes com o que são e com o que fazem. Psicologicamente, também são fortes, e são os menos propensos a procurar a ajuda de um terapeuta.
Os tipos Pitta-Kapha são faltos de adaptabilidade e de flexibilidade (ar). Preferem ser dominadores e controladores, tendendo à atitude conservadora e possessiva. Isso os leva ao sofrimento e à frustração posteriores, porque, evidentemente, a maior parte das coisas da vida deve continuar além do poder dessas pessoas. Elas por vezes sucumbem posteriormente, depois de fracassarem em alguma tarefa fundamental. No caso dessas pessoas, esse fracasso é amiúde uma bênção disfarçada, que as ajuda a olhar para dentro de si mesmas.
Conquanto possam ser bem-sucedidas no mundo exterior, talvez tenham dificuldades nas práticas espirituais, exceto quando aprendem a desenvolver a graça, o desapego e a renúncia. Essas pessoas precisam de mais atividade, criatividade e novos desafios (mais Prana). Necessitam aprender a deixar para trás aquilo em que foram bem-sucedidas e não deixar-se prender pelo poder e pelo comando."
Portanto, podem buscar formas de aumentar Vata (ar), por exemplo, sentar-se (ou visualizar-se) fora de casa, num local tranquilo, num dia frio, de ventania, seco e claro, como costuma acontecer no outono, quando as árvores desfolham e a temperatura já caiu muito. De preferência, descubra uma área numa colina ou numa montanha, de onde você tenha uma bela paisagem à sua frente.
Dica: pesquise por alimentos que ajudem a aumentar Vata, como os de sabor amargo (este sabor é formado pelos elementos ar e éter).
VATA-KAPHA (tipos AR-ÁGUA)
Para uma visão mais ampla, leia as descrições correspondentes a Vata e a Kapha.
"Aos tipos Vata-Kapha falta energia, motivação, paixão e entusiasmo. Esses tipos simplesmente não apresentam a chama interior para prosseguir na vida, por muito que a possam querer. Por vezes são fracos, passivos, dependentes, hipersensíveis, demasiado yin. Concordarão com o que lhes dizem, mas não terão energia para pôr em prática a sugestão. São emocional e mentalmente instáveis, perturbam-se e assustam-se com facilidade. Têm personalidades heterogêneas e camaleônicas, que aparecerão à medida que forem solicitadas. Suas opiniões e seu discernimento tendem a ser deficientes, e essas pessoas facilmente se deixam levar por relações impróprias ou por influências emocionais negativas.
Do lado positivo, os tipos Vata-Kapha são sensíveis, humildes e adaptáveis. Podem ser muito criativos e engenhosos. São ponderados quanto aos outros. Não demonstram violência nem má vontade para com ninguém, mas assumem a culpa eles mesmos. Tendem a ser ingênuos, e devem, por isso, ser mais realistas sobre as outras pessoas e sobre as suas motivações. Têm de tomar cuidado para não serem usados, nem controlados. Por isso, precisam ser mais firmes e desafiar os medos que sentem.
Precisam aprender a desenvolver uma visão clara, a motivação e a determinação. É provável que alimentem a dependência quanto a seus terapeutas e se habituem a seus problemas; contudo, quando voltam sua sensibilidade profunda para a direção certa, podem ter acesso às fontes interiores de amor e graça, chegando a desenvolver o poder da cura."
Podem buscar formas de aumentar Pitta (fogo), por exemplo, sentar-se (ou visualizar-se) ao ar livre, num dia quente de verão, abafado e com o céu coberto de nuvens.
Dica: pesquise por alimentos que ajudem a aumentar Pitta, como os de sabor salgado (este sabor é formado pelos elementos água e fogo).
VATA-PITTA-KAPHA (tipos AR-FOGO-ÁGUA = tridosha)
"Em algumas pessoas, os três humores biológicos existem em proporções relativamente igua
is. O tratamento para elas não raro envolve lidar com o humor biológico em desequilíbrio no momento. Num nível psicológico, sua condição pode estar mudando. Em geral, é melhor tratar primeiro os possíveis problemas relacionados a Vata, particularmente por meio de terapias psicológicas, porque, de todos os humores biológicos, Vata é o que mais propende a causar problemas. Os problemas relacionados com Pitta podem ser tratados em segundo lugar, porque são de menor importância, enquanto os problemas relacionados com Kapha são tratados em terceiro lugar por serem menos difíceis."
Portanto, pessoas tridoshas, como eu, podem verificar pontualmente o motivo de incômodo, estudar as características dos três doshas e procurar descobrir qual é o dosha em desequilíbrio. A partir daí, descobrir se a necessidade é de aumentar ou diminuir esse dosha e buscar as terapias necessárias para isso.
____
Repito aqui uma parte essencial dessa história toda: "Lembre-se também de que até mesmo quando se enquadrar numa única categoria, você terá suas características únicas. Esses tipos são uma base para um tratamento mais específico e não devem ser convertidos em estereótipos."
Com amor,
Nathalya Perissinotto
Professora de Yoga co-fundadora do Centro de Artes Espirituais
Graduanda em Educação Física, pela Unip
Apaixonada por Yoga & Ayurveda!
Links para ampliar suas pesquisas:
A prática de Yoga para cada dosha:
Pequenas dicas de alimentação para cada dosha (aqui no espaço físico temos um livro mais detalhado sobre isso, fale com a gente):
Comentarios